São Paulo em 3 canções

No próximo dia 25, a cidade que todo mundo ama odiar (como diria a revista Veja dessa semana), completa 458 aninhos de vida. Existem muitas músicas que se dedicam a falar sobre essa metrópole estranha de gente esquisita, então fiz um TOP 3 dessas canções. Faltam muitas músicas boas aí (principalmente do grupo Demônios da Garoa), mas essas são as que eu mais me identifico. Vamos lá:

1 – Ladeira da memória – Grupo Rumo

Essa São Paulo mostrada no clipe é do ano de 1983, e dá para perceber que não mudou muita coisa desde então. Mas é legal observar como eram as ruas, os prédios, o comércio e o paulistano da década de 80. Gosto especialmente desse clipe porque essa é exatamente a ladeira que eu desço todo o dia para trabalhar rs.

“Olha as pessoas descendo, descendo, descendo 
Descendo a Ladeira da Memória 
Até o Vale do Anhangabaú 
Quanta gente!
Vagando pelas ruas sem profissão 
Namorando as vitrines da cidade
Namorando, andando, andando, namorando
O céu ficou cinza e de repente trovejou
E a chuva vem caindo, caindo, caindo…”

2 – Não existe amor em SP – Crioulo

Essa música fez um baita sucesso em 2011, e deu ao rapper Criolo os prêmios de melhor música, melhor CD e de revelação do ano. Acho que ela descreve de uma forma muito sensível essa relação de amor e ódio que todos os moradores de São Paulo sentem.

“Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você…”

Zélia Duncan – Lá vou eu

Essa música é uma composição da Rita Lee, interpretada maravilhosamente pela Zélia Duncan. Só ouçam.

“Num apartamento perdido na cidade,
alguém está tentando acreditar
que as coisas vão melhorar ultimamente (…)

Na medida do impossível tá dando pra se viver.
Na cidade de São Paulo, o amor é imprevisível
como você e eu e o céu…”

Fica aqui minha pequena homenagem à essa minha terra querida, que adora me ferrar todos os dias.

I ♥ SP.

3 comentários sobre “São Paulo em 3 canções

  1. Todo mundo ama odiar? Poxa… eu amo amar São Paulo! Talvez eu goste tanto de SP porque não moro nela, né? Hehehe! Mas adoro visitá-la, acho-a linda, uma cidade interessantíssima. Como disse o Fabio, são várias cidades em uma. E não descarto me mudar de vez pra metrópole num futuro próximo, viu? Vontade não me falta!
    André San – http://www.tele-visao.zip.net

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s