Dia do Escritor

Hoje (25 de Julho) é comemorado o Dia do Escritor. Essa data foi escolhida em 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores.
Ser escritor é uma bela profissão, rodeada de muita fantasia e até de um certo glamour. Grandes escritores brasileiros gravaram seus nomes na história do Brasil e do mundo, como Machado de Assis, Clarice Lispector e Monteiro Lobato.
Mas na teoria, claro que a vida desses artistas das letras não é nada fácil.
Os meros mortais que sonham em viver da escrita passam por muitas dificuldades, começando pela saturação do mercado. E olha que aquele que deseja se aperfeiçoar fazendo curso ou ensino superior na área deve ter um belo saldo bancário. Participar de uma boa oficina de redação ou de crônicas, por exemplo, é MUITO caro. Com isso, aqueles que realmente desejam levar a escrita a sério na maioria das vezes são “autodidatas”, e aprendem a escrever na intuição (ou só com a ajuda da leitura). E com isso, infelizmente, a escrita acaba virando somente um hobby.
Mas, felizmente, muita gente conseguiu ultrapassar as dificuldades e lançar obras maravilhosas. É difícil eleger um único escritor favorito, mas existe um que eu praticamente faço campanha em todos os meus blogs, para que todos leiam pelo menos uma de suas obras: o grande Rubem Fonseca.

Rubem Fonseca

Em 2010 eu escrevi no meu antigo blog sobre um livro dele chamado “Vastas ilusões e pensamentos imperfeitos”, que não é nem de longe uma de suas obras mais famosas, mas que eu gostei bastante. Vou reproduzir novamente esse texto e deixar uma pergunta: Qual é o livro ou escritor (a) preferido (a) de vocês??

Vasta emoções e pensamentos imperfeitos

Aproveitando esse momento em que o escritor resolveu “sair da toca” (já que Fonseca é conhecido por não gostar de aparecer publicamente), vou comentar sobre um dos livros dele que eu já li . “Vasta Emoções e pensamentos imperfeitos” começa nos apresentando um cineasta que vive em um momento não muito produtivo da sua carreira, não filma a 2 anos e trabalha criando chamadas para o programa de TV de seu irmão, que é pastor de uma igreja evangélica (isso lembra alguma coisa?).

Em mais um dia pacato, uma mulher bate em sua porta, desesperada, pedindo abrigo alegando que está sendo perseguida e pode ser morta. Ele dá abrigo a desconhecida, que vai embora na manhã seguinte deixando um bilhete com recomendação de que cuidasse de um pequeno pacote, de conteúdo desconhecido, até que ela pudesse buscá-lo. Paralelo a isso, ele recebe uma proposta tentadora, de dirigir um filme inspirado em um livro de Babél, um grande escritor russo. Estudando para realizar o projeto, se encanta completamente pelo escritor, desejando cada vez mais mergulhar na vida de Babél. Um acontecimento dá uma reviravolta surpreendente nessa história.

Apesar de não conhecer muito a obra de Rubem Fonseca, ele tem uma genialidade incrível para criar seus personagens principais. O cineasta do livro não tem nome, o que faz que o leitor talvez não identifique tanto o personagem. Ele tem sonhos completamente sem sentido, e a descrição desses sonhos é somente um dos momentos do livro em que se tem a impressão de que ele é louco. É um personagem inteligentíssimo, que tem umas tiradas de humor em horas totalmente inesperadas. Apesar de seus muitos defeitos (muitos mesmo), a sua obstinação chega a conquistar em certos momentos. Fora isso, o livro tem muitos palavrões, sexo e a realidade “nua e crua”, no bom estilo Rubem Fonseca de escrever. E nele está frase final mais legal que eu já li em uma história. Recomendo muito Rubem Fonseca, um dos melhores escritores brasileiros.

25/05/2010

2 comentários sobre “Dia do Escritor

  1. Realmente escrever é um dom, é uma forma de expressão, de arte, de “sentimentalizar” através das palavras as emoções, desejos e a vida, que com a arte, me parece e sempre parecerá bem mais interessante !!!

    Escrever, não paro nunca

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s