Documentário: Tropicália

O movimento que mudou o jeito de fazer música no Brasil foi levado ao cinema no documentário “Tropicália”, dirigido por Marcelo Machado. Lançado em setembro desse ano, o filme conta com a participação de grandes nomes do movimento tropicalista como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e  Rita Lee.

Apesar de ter durado apenas um ano (1967 – 1968), o tropicalismo revolucionou a música brasileira, além de influenciar o teatro, cinema, artes plásticas e até mesmo a moda. Foram os tropicalistas que introduziram a guitarra elétrica no país e pela primeira vez misturaram estilos como samba e rock, mostrando que a junção da música nacional e internacional poderia dar certo (por que não?).

O documentário traz imagens dos festivais da Record, onde o movimento foi apresentado ao grande público. Também são mostradas algumas cenas de filmes que influenciaram e foram influenciados pelo tropicalismo, com destaque para o Cinema Novo.

Em pé, da esquerda para direita: Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee e Gal Costa. Sentados, da esquerda para direita: Sérgio Dias e Arnaldo Baptista

Todos os artistas tropicalistas são lembrados, mas claro que o destaque fica com Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do movimento que foram presos e exilados, em 1969.

Uma curiosidade: Na cadeia onde Caetano ficou preso, muitos militares não sabiam por qual motivo o cantor foi levado para atrás das grades. Isso porque não havia um motivo concreto.

O tropicalismo nasceu com o objetivo de criar uma nova estética cultural, mas as letras que criticavam a Ditadura Militar foram consideradas “subversivas”, o que fez com que o movimento fosse encerrado precocemente.

O grande trunfo do documentário é o tratamento que os vídeos e fotos da época receberam. Como são imagens antigas, foram inseridos vários efeitos visuais, que deram todo um movimento especial para o filme. Ficou ótimo.

A trilha sonora, como não poderia deixar de ser, também é impecável.  O documentário não está mais em cartaz, mas vale a pena comprar o DVD e conhecer um pouco mais sobre a rica história da nossa música brasileira.

2 comentários sobre “Documentário: Tropicália

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s