Ouro – Chris Cleave

imagem-4

Por coincidência, assim como no último post, hoje também vou falar sobre uma história de rivalidade no esporte. A pista agora é de ciclismo, e a medalha olímpica é o que move duas amigas a se enfrentarem durante anos. Esse é o fio condutor do livro “Ouro”, escrito pelo britânico Chris Cleave.

As protagonistas dessa história são Zoe e Kate, duas ciclistas de 32 anos que se enfrentam desde os 19 em campeonatos nacionais, internacionais e olimpíadas. São treinadas desde o início pelo mesmo técnico, o ex ciclista Tom.

Zoe dedica sua vida à bicicleta, não suporta perder e é capaz de fazer qualquer coisa para conquistar a vitória. É uma mulher solitária e vive se metendo em escândalos na mídia, por conta de seus “relacionamentos” casuais e personalidade forte. Sua única amiga é ao mesmo tempo sua maior rival nas pistas.

Kate é uma atleta competente e esforçada, mas precisou se afastar durante um tempo das pistas por conta do nascimento de sua filha, Sophie. É casada com Jack, que também é ciclista. Se preocupa muito com Zoe, e faz de tudo para ajudar a amiga à enfrentar seus dramas pessoais.

Zoe, Kate e Jack estão prestes a conquistar a vaga para a última olimpíada de todos (Londres 2012). Enquanto Zoe está se dedicando ao máximo, Kate e Jack alternam os treinamentos com o tratamento de Sophie, que aos 8 anos enfrenta a leucemia.

A obra é narrada no presente, e apresenta vários flashbacks. Eu confesso: larguei o livro por cerca de um mês. Não sei se era falta de concentração, preguiça, ou porque o ritmo no começo é um pouco arrastado, mas deixei a história p/ lá.  Depois de um tempo, peguei um outro livro emprestado e pensei: “Melhor eu terminar de ler “Ouro”, ainda falta muito e quem sabe a história melhora”. E não é que eu estava certa? Em certo ponto, eu comecei a devorar o livro!

Os Flashbacks são essenciais para descobrir como Zoe é uma mulher com sérios problemas mentais, enquanto Kate é uma verdadeira heroína. Dentro dessa rivalidade (que ultrapassa as pistas), existe uma ligação muito forte entre elas. É o tipo de história que mostra como certas situações e sentimentos se misturam, tornando-se impossível definir qualquer coisa. É simplesmente a vida, que sempre nos surpreende.

Todos na história precisam realizar uma escolha em algum momento, que vai trazer sofrimento. “Ouro” nós faz pensar o valor de nossos sacrifícios em busca do que amamos.

O treinamento pesado dos atletas olímpicos chama a atenção, já que nós, simples telespectadores, nem imaginamos o esforço realizado para a conquista de uma medalha. A luta pela vida da pequena Sophie, que a cada dia sofre mais com os sintomas do câncer, também emociona.

Dito isso, recomendo muito essa história e deixo uma dica; Dê a segunda chance para um livro, pode valer a pena 🙂

 

Um comentário sobre “Ouro – Chris Cleave

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s