Richie Kotzen – Um segredo bem guardado

Richie Kotzen - Photo byTravis Shinn (2) grandee
Richie Kotzen

Sabe aquela pessoa que você convive há muito tempo, mas nunca se aproximou de fato? Aí, em um dia qualquer, você começa a conversar com ela e pensa “puxa vida, porque demorei tanto para te conhecer melhor”?. Foi exatamente essa a sensação quando comecei a ouvir o trabalho solo do Richie Kotzen.

Antes de começar, um resuminho rápido do Wikipédia para vocês (porque hoje estou com preguiça):

Richie Kotzen (Reading – Pensilvânia, 1971) é um guitarrista, cantor e compositor. É também conhecido por ter tido uma fama muito precoce, aos 18 anos e por ter trabalhado com bandas renomadas tais como Poison e Mr. Big. Também integrou o grupo do baixista Stanley Clarke. A carreira-solo é sua principal atividade nos dias de hoje.

A primeira vez que eu ouvi o nome do Richie Kotzen foi há quase 10 anos, quando comecei a curtir rock. Em 99, ele substituiu o guitarrista Paul Gilbert no Mr. Big, que é um das minhas bandas favoritas. Apesar de gostar mais do Paul Gilbert no grupo, sempre respeitei o trabalho dele, que não deixou o nível da banda cair. Inclusive, ele é compositor de uma das melhores músicas do quarteto (Shine). Até aí, nada demais, só achava ele talentoso e bonitinho.

Depois de alguns anos, o Mr. Big encerrou as atividades (voltando com tudo em 2009), e o Kotzen continuou por aí com sua carreira solo e alguns projetos paralelos. Continuei acompanhando de longe, inclusive suas passagens pelo Brasil.

Até que, um dia desses, resolvi procurar algumas músicas dele no youtube, apenas por curiosidade. E achei isso:

Que cacetada! Esse cara é MUITO BOM!!!!!

A voz rouca, as letras, o estilo…é o tipo de música que faz a gente querer desligar o mundo, só pra ficar ouvindo o tempo todo.

Atualmente, ele está em turnê com o trio power Winery Dogs, que conta também com o baixista Billy Sheehan (Mr. Big, Talas, David Lee Roth) e Mike Portnoy (Dream Theater, Avenged Sevenfold).

The-Windery-Dogs
Billy Sheehan, Mike Portnoy e Richie Kotzen

Em uma entrevista, Billy Sheehan foi questionado sobre as expectativas para o CD de estreia do grupo, lançado esse ano. Vejam a resposta sensacional que ele deu:

“Um dos meus objetivos com esse disco é esperar que Richie Kotzen se torne um superastro. Eu não me importo comigo mesmo, eu estou beleza. Mas Richie é tão talentoso e tem uma abordagem tão única no modo que ele toca guitarra… e a voz dele é simplesmente matadora. Eu acho que é por isso que Eddie Trunk sugeriu a mesma coisa, ele é um segredo bem guardado. Há muita gente na internet descobrindo ele, então fico muito satisfeito com isso, e espero que ele se torne um superastro com esse disco porque ele merece. E Mike já é um superastro, então ele só vai ser mais astro ainda, e eu fico ali amocado no meio”.

Apesar da torcida para que Richie Kotzen faça o sucesso que ele merece, a impressão que eu tenho é que ele é aquele tipo de pessoa que não se importa com sucesso ou reconhecimento, já que ele está há anos na estrada fazendo um trabalho melhor que o outro sem depender de fama ou algo do tipo.

Demorei dez anos para dar bola para esse cara, espero que vocês sejam mais rápidos que eu! Apertem o play ali em cima e me agradeçam depois 🙂

7 comentários sobre “Richie Kotzen – Um segredo bem guardado

  1. Pingback: Por onde anda o bom e velho rock’n’roll? | Avesso e Reverso

  2. Anônimo

    Melhor definição de Richie Kotzen que já li. “Sabe aquela pessoa que você convive há muito tempo, mas nunca se aproximou de fato? Aí, em um dia qualquer, você começa a conversar com ela e pensa “puxa vida, porque demorei tanto para te conhecer melhor”?. Foi exatamente essa a sensação quando comecei a ouvir o trabalho solo do Richie Kotzen.”

  3. Muito bom.. Richie Kotzen é um dos maiores talentos que temos na musica. O que ele ta fazendo com o The Winery Dogs é sensacional, mas a sua carreira solo dispensa comentarios.. Para mim, um monstro!! Um album melhor que o outro..

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s