Obrigada, Gabriel García Márquez!

Gabriel_Garc_a_M_rquez1

Ontem (17), perdemos um dos maiores escritores da história, o colombiano Gabriel García Márquez. Vítima de infecção respiratória e pneumonia, ele faleceu aos 87 anos deixando um legado de obras belas e inesquecíveis.

Confesso que só li dois livros de Márquez: “Memória de minhas putas tristes” (2004) e sua grande obra prima, “Cem anos de solidão” (1967). Mas só o fato de ter lido o segundo já me fez criar um encantamento por toda sua obra.

Quando li “Cem anos de solidão” (há uns 3 ou 4 anos), tinha um outro blog na época e tentei várias vezes escrever uma resenha. Mas não consegui. O livro tem cerca de 352 páginas, mas a impressão que temos ao terminar a leitura é que acabamos de viver em outra dimensão….o universo de Macondo. Como descrever todas as sensações ao conhecer a família Buendia e todos os habitantes daquela cidadezinha isolada do mundo? Impossível, até hoje não consigo.

Mestre do realismo fantástico, Márquez criou personagens e situações surreais para descrever a pobreza e as maravilhas da América Latina, representadas por 100 anos da história da família Buendia e da cidade de Macondo.

Li textos maravilhosos desde ontem, de fãs e admiradores do escritor que prestam suas últimas homenagens. Meu pequeno post não chega nem perto de tantas palavras bonitas que li por aí, mas o sentimento é o mesmo.

Obrigada, Gabo, pela leitura inesquecível e por mostrar a nossa bela e solitária América Latina ao mundo!!

Um comentário sobre “Obrigada, Gabriel García Márquez!

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s