Jason Becker e o desafio do gelo

Jason_Becker_Promo_VI_by_PanzerLeo
Jason Becker

Como vocês devem ter acompanhado nas últimas semanas, vários artistas nacionais e internacionais estão participando do Ice Bucket Challenge (ou desafio do gelo), com o objetivo de arrecadar doações para instituições de combate à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Encheu o saco todos esses vídeos? Sim, ainda mais quando percebemos que a intenção de alguns participantes foi muito mais aparecer do que realmente doar e refletir sobre a causa. Mas, essa semana, foi divulgado um vídeo que merece ser comentado: o desafio do gelo do guitarrista Jason Becker.

Ele tem uma história fantástica, que eu vou tentar resumir rapidamente para vocês. Aos 16 anos, Jason já demonstrava um talento diferenciado para a guitarra, chamando a atenção pela técnica e virtuosismo. Aos 18, ao lado do parceiro Marty Friedman, ele montou a banda Cacophony e gravou dois discos (Speed Metal Symphony, em 1987, e Go Off!, em 1988), além de um trabalho solo Perpetual Burn, também em 88. Esses trabalhos colocaram Jason em evidência no mundo do heavy metal e hard rock, tornando o jovem uma grande promessa da música. Aos 20 anos, o guitarrista foi convidado para tocar na banda do ex vocalista do grupo Van Halen, David Lee Roth, e gravou o disco A Little Ain’t Enough (considerado o melhor álbum da carreira solo de David). Tudo caminhava para que ele fosse considerado dentro dos próximos anos um dos melhores guitarristas de todos os tempos, até que o jovem começou a sentir um enfraquecimento na perna esquerda….foi quando a Esclerose Lateral Amiotrófica foi diagnosticada :(.

Os médicos deram 5 anos de vida para Jason após o diagnóstico da ELA, mas há 25 anos o músico convive com a doença. Hoje, aos 45 anos, ele só consegue mover os olhos e alguns músculos da face, porém, seu cérebro continua funcionando perfeitamente. Através de um sistema desenvolvido por seu próprio pai, que dividiu as letras do alfabeto em grupos de quatro em uma tela, Jason direciona seus olhos e consegue formar palavras. E sabem o que é mais sensacional? Através desse sistema e de um outro programa desenvolvido por um amigo, ele consegue compor músicas!

Em 2013, foi lançado o documentário Jason Becker: Not Dead Yet que conta toda a sua história. Se vocês querem entender um pouco mais sobre a ELA e sobre a incrível história de superação desse cara, assistam pelo menos esse trailer. É emocionante (confesso que meus olhos ficaram marejados).

E, por fim, o desafio do gelo mais emocionante para mim. Jason Becker, um exemplo de vida!

2 comentários sobre “Jason Becker e o desafio do gelo

Obrigada pelo comentário! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s